União Gaúcha solicitará audiência pública para debater separação do IPERGS

2017-10-16 10.44.56Na reunião semanal da União Gaúcha que ocorre todas as segundas-feiras, as entidades que compõem a UG debatem temas e realizam proposições de relevância para a sociedade. Nesta semana (16/10), os conselheiros da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública deliberaram por encaminhar ofício à Assembleia Legislativa solicitando a realização de audiências públicas para debater os projetos de separação do IPERGS. A separação foi anunciada, em agosto deste ano, pelo atual presidente da autarquia, Otomar Vivian e pelo governador do Estado, José Ivo Sartori.

O presidente da União Gaúcha e da Ajuris, Gilberto Schäfer, destacou que será enviado documento ao Parlamento solicitando a realização de audiências públicas nas comissões permanentes em que tramitará a proposição. “Estamos analisando profundamente todos os projetos, no entanto, restam algumas dúvidas que precisam ser esclarecidas pelo Governo”, apontou Schäfer, citando que as proposições são de grande impacto para a Magistratura e demais servidores.

A reunião contou também com a participação do ex-presidente  da União Gaúcha e da Ajuris, Eugênio Couto Terra, para esclarecer pontos sobre as proposições que alteram o IPE-Saúde. Entre os aspectos destacados, Eugênio Terra cita a necessidade de análise da formalização da abertura do plano para os municípios e demais estados da Federação, assim como os amplos poderes concedidos ao futuro diretor-presidente da autarquia: “Neste formato o IPE-Saúde será menos democrático e mais engessado”, apontou o magistrado.

O vice-presidente da ASJ, presidente do Conselho Deliberativo do IPERGS, Luís Fernando Alves da Silva e  a diretora da UG (Sinapers), Kátia Moraes, colaboraram com argumento e seus conhecimentos a respeito da matéria.

PL 148

O projeto que limita a liberação de servidores para atuar junto aos sindicatos, associações e federações também vem preocupando os conselheiros. Diversas reuniões entre as entidades foram realizadas com parlamentares para buscar um acordo. Nesta terça-feira (17), o projeto entra em votação na ALRS.

Assessoria de Imprensa da UG com Ajuris

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *