Histórico

UNIÃO GAÚCHA EM DEFESA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL PÚBLICA

É formada, atualmente, por mais de 20 entidades representativas dos servidores públicos estaduais. Foi criada em 9 de maio de 2005 com o objetivo de defender a manutenção e efetividade de um sistema de previdência social de natureza pública, unificando a luta das entidades representativas dos servidores públicos estaduais, ativos, inativos e pensionistas no Estado do Rio Grande do Sul.

A União Gaúcha ao longo dos anos conquistou respeito e credibilidade junto aos Poderes, instituições e sociedade pela sua atuação fundamentada em debates e estudos realizados pelos representantes das entidades que a compõem, em busca do aperfeiçoamento das finanças do Estado e do Instituto de Previdência do Estado do RS (IPERGS), hoje, IPE-PREV e IPE-SAÚDE. Participa ativamente de reuniões de comissões do parlamento gaúcho, das sessões plenárias, e das atividades concernentes à sua finalidade.

Reuniões semanais

O colegiado da União Gaúcha reúne-se semanalmente, às segundas-feiras, na sede Administrativa da Ajuris, Rua Celeste Gobatto, 81, para debater importantes temas que preocupam os servidores públicos e que já resultaram  comissões de estudos e trabalhos específicos, com leis, anteprojetos e proposições e emendas a projetos.