Nota de repúdio aos atos de violência contra servidores

 

logo ug png

 

A União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG) vem a público manifestar-se quanto aos fatos ocorridos em frente ao Palácio Piratini na data do dia 26 de novembro, na ocasião da manifestação legítima dos servidores públicos em contrariedade ao pacote encaminhado pelo Poder Executivo ao parlamento gaúcho.

 

Independentemente dos fatores que concorreram para a alegada tentativa de invasão ao Palácio Piratini, o eventual esforço de encontrar razões para justificar e/ou naturalizar a violação da integridade física de colegas professores, dentre eles, a Presidente do CPERS, não representa um bom caminho. Acerta o governo se seguir no sentido de esclarecer os fatos, apurar os responsáveis e aplicar as sanções previstas. Não será através da desqualificação de qualquer categoria de servidores estaduais, em especial os professores, que o conjunto de medidas proposto pelo governo conquistará legitimidade em uma disputa democrática.

Consideração similar cabe à integridade moral dos colegas da Brigada Militar que cumpriam as funções a eles destinadas, em especial a proteção do Palácio Piratini, ressalvado os casos de eventuais excessos ocorridos, apuráveis na forma da lei.

A UG lamenta a construção de um cenário recuado comparado ao sentido de diálogo que temos presente, o compromisso estatutário e a composição heterogênea (abrangendo categorias de distintas esferas e poderes estatais) têm servido como exercício cotidiano de equilibrar diferenças, críticas, respeito e solidariedade aos momentos mais difíceis de uma ou outra categoria. Fazendo votos que o governo consiga tanto aprimorar seu processo de diálogo quanto conduzir da melhor forma possível e renovar o seu mais profundo apreço aos valores democráticos.

 

União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *