Deputados querem participar de GT do governo sobre reforma da Previdência

Grupo de trabalho (GT) busca consenso em torno de uma proposta de reforma da Previdência a ser posteriormente analisada no Congresso Nacional.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, deputado Roberto de Lucena (PV-SP), informou ter encaminhado ofício ao gabinete da Casa Civil do governo interino de Michel Temer para que deputados do colegiado participem do grupo de trabalho (GT) que busca consenso em torno de uma proposta de reforma da Previdência a ser posteriormente analisada no Congresso Nacional.

Atualmente, o grupo de trabalho é composto pelos Ministérios da Fazenda, do Trabalho e da Casa Civil, além de representantes das centrais sindicais e dos empregadores.

“Queremos contribuir com o debate do lado de dentro. Se não enfrentarmos o tema, nesse momento, e não atualizarmos a legislação, estaremos comprometendo, no futuro, o direito de todos os trabalhadores e frustrando os anseios daqueles que devem usufruir plenamente a aposentadoria”, disse o deputado.

Por iniciativa de Roberto de Lucena, a comissão da Câmara promove uma série de debates sobre a reforma da previdência. O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira de Oliveira, que é deputado licenciado, não quis detalhar os avanços nas negociações dentro do grupo de trabalho do governo. No entanto, afirmou que ações mais efetivas de arrecadação e de combate à sonegação são alguns pontos consensuais já alcançados.

O diretor da Nova Central Sindical de Trabalhadores, Luiz Gonzaga de Negreiros, criticou as projeções sobre deficit na previdência e reafirmou que os sindicalistas não vão aceitar retrocessos em seus direitos.

Câmara

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *