IPE Saúde e Unimed Porto Alegre assinam termo de cooperação para compartilhar dados referentes à saúde no Estado

 

 

Os dois maiores serviços de assistência complementar do Estado somam forças para a melhoria dos serviços prestados: o IPE Saúde e a Unimed Porto Alegre firmaram termo de cooperação nesta terça-feira (16/06). A iniciativa prevê colaboração técnica e institucional, com o compartilhamento de dados e a elaboração conjunta de ações com foco na melhoria de sistemas da auditoria, controles, combate a fraudes e ampliação dos serviços. “O setor de saúde, em todo o mundo, passa por provações. Nunca a cooperação institucional foi tão importante para viabilizar-se a sustentabilidade aos sistemas. A partir de agora, os dois maiores organismos de saúde complementar do estado, responsáveis por cuidar de quase 2 milhões de vidas, atuarão em conjunto para fortalecer suas estruturas de auditoria, controles, prevenção e combate a fraudes”, observa o presidente do IPE Saúde, Marcus Vinícius de Almeida.

Para o diretor de Relacionamento com Segurados,Paulo Ricardo Gnoatto, a parceria irá melhorar a qualidade do gasto público com regras de auditoria automáticas. “ Com a possibilidade de ampliar coberturas e insumos, pela troca de informações, o segurado será beneficiado”, comenta Gnoatto

A parceria não inclui nenhum tipo de compartilhamento de informações dos usuários do Sistema IPE Saúde e dos clientes da Unimed Porto Alegre entre as instituições. A troca de dados refere-se apenas a questões técnicas como tabelas de preços de órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs), medicamentos, contrastes, dietas, honorários médicos, entre outros insumos. Também devem ser compartilhadas entre as instituições regras de cobertura e de auditoria referentes ao uso de OPMEs, medicamentos, contrastes, dietas, honorários médicos e demais insumos empregados na assistência à saúde. “A parceria tem como objetivo a cooperação entre as instituições para nos tornarmos mais competitivos e sustentáveis. Estamos unindo esforços que resultarão em mais controle e qualidade em alguns processos de auditoria e compra de materiais, dentre outros, tanto na Unimed Porto Alegre, quanto no IPE Saúde, sem o compartilhamento dos dados de nossas bases de usuários”, destaca o presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Flávio da Costa Vieira.

A partir desta cooperação, será possível elaborar tabelas de insumos de forma conjunta para negociação coletiva com prestadores, com foco na redução de preços em função da maior escala de atendimentos. Além disso, também se torna viável a criação de regras de auditoria e de negócios comuns, proporcionando maior uniformização na prestação de serviços de saúde no Estado do Rio Grande do Sul. “Com os resultados desta parceria, o IPE Saúde poderá gradativamente ampliar suas tabelas de cobertura e consequentemente seus serviços e assistência aos usuários. Todos saem fortalecidos”, salienta Almeida.

Uma equipe técnica formada por integrantes das duas instituições será formada para a realização do projeto, que terá duração de um ano, com possibilidade de prorrogação.

Raquel Schneider – Ascom IPE Saúde

Foto: Carolina Greiwe / Divulgação IPE Saúde

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *