O pacote da previdência proposto pelo governador Eduardo Leite é o tema em foco na União Gaúcha. Buscando ampliar o debate com a sociedade, a entidade solicitará que se instale audiência pública, com uma frente multiparlamentar na Assembleia Legislativa, para que a sociedade possa tomar conhecimento dos efeitos da reforma. Essa foi uma das ações aprovadas na manhã da última segunda-feira (11), pelo colegiado da União Gaúcha.
A entidade também irá solicitar os cálculos atuarias para entender os números apresentados pelo executivo. “Precisamos nos posicionarmos e mostrar que existem alternativas e que esse pacote é nocivo não só aos servidores públicos, mas a toda a sociedade gaúcha”, disse o presidente da União Gaúcha, Cláudio Martinewski.
O grupo também aprovou nota que trata dos problemas do IPE- Saúde e será protocolada na diretoria da autarquia ainda nesta semana.
Frente Gaúcha avalia PECs da Previdência
Antes da reunião da União Gaúcha, as entidades que compõem a Frente Gaúcha reuniram-se para buscar ajustar as informações e ações a respeito da PEC 06/19 e PEC 133/19.
De acordo com o coordenador da Frente, Vilson Antonio Romero, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 133/19, chamada de PEC Paralela, terá dificuldades em avançar na Câmara dos Deputados no próximo ano, em razão das eleições municipais.
As lideranças se comprometeram em mobilizar suas bases no acompanhamento da tramitação da legislação infraconstitucional, que deverá ser apresentada em complemento à reforma, e promover eventos de esclarecimento aos filiados das suas entidades. Além disso, comprometeram-se em apoiar as ações da União Gaúcha contra o pacote de reforma da previdência no estado gaúcho.