Entidades debatem RPPS em evento em Porto Alegre

Promovido pela Anfip, Fenafim, Fenafisco e Pública Central do Servidor e com apoio da Agafisp, União Gaúcha, Agafim, OAB RS, Sindifisco-RS e Sindispgers, o seminário Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) apresentou programação com diversas palestras durante esta quinta-feira (13) na Câmara Municipal em POA. O seminário já ocorreu em Brasília e no Rio de Janeiro e foi idealizado pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP).

A Reforma da Previdência através da Emenda Constitucional 103/2019, trouxe inúmeros prejuízos a todos os trabalhadores, tanto da iniciativa privada quanto aos servidores públicos de todas as esferas de governo.

Compondo a mesa de abertura do evento, o presidente da União Gaúcha, Mário Reinghantz, ao saudar os presentes, recordou que a previdência é uma das temáticas mais importantes para os trabalhadores e que a luta durante a discussão da Reforma foi uma das maiores decepções quanto a aplicação dos princípios basilares da Constituição de 1988, rompendo questões de direito adquirido, o que trouxe muitas angústias aos servidores.  Salientou a luta das entidades e reforçou a importância da união em torno desse tema.

O presidente da ANFIP, Vilson Romero, disse é preciso ampliar o debate em todo o País para promover a conscientização sobre as maldades trazidas pela EC 103/2019 e para alertar os servidores na hora da sua aposentadoria.

O diretor de Comunicação da União Gaúcha, Filipe Leiria e representante da UG no Conselho de Administração do IPE Prev, foi um dos palestrantes e tratou sobre os Desafios e Perspectivas do RPPS. Ele falou das competências e atuações do Conselho a partir da EC 103/19 e da reforma previdenciária do Estado.

No final do evento foi lida a Carta de Porto Alegre produzida pelas entidades

RS-Carta-seminário-RPPS-copiar

O evento foi transmitido pelo Youtube e a palestras estão disponíveis no link:

Transmissão pelo Youtube

Acompanhe as palestras:

Advogada aponta restrições crescentes no direito à aposentadoria no país
Desinformação atrapalha e confunde servidores na hora da aposentadoria
Preocupação com equilíbrio financeiro e atuarial é prioridade do ministério
Auditor diz que boa parte dos municípios no país está com RPPS desequilibrado
Redução de nascimentos e maior longevidade já pressiona o IPE PREV
Emenda 103 abre portas para a geração de déficits fictícios, diz Leiria
Compartilhe