IPE Saúde: União Gaúcha se reúne com presidente da ALRS

Na manhã dessa segunda-feira,28, os conselheiros da União Gaúcha reuniram-se com o presidente da ALRS, Valdeci Oliveira (PT), para tratar da crise do IPE Saúde. O presidente da União Gaúcha, Filipe Leiria, defendeu a autonomia financeira e administrativa do Instituto e disse que os problemas estruturais e de gestão na autarquia  se perpetuam ao longo dos governos. Citou que há falta de transparência no site do IPE Saúde no que se refere às receitas.

Durante o encontro, os conselheiros da UG no Conselho de Administração do IPE Saúde, Kátia Moraes (Sinapers) e Ives Leiria (Fasp), elencaram os principais problemas da autarquia que vêm se agravando ao longo dos anos.

Entre os problemas apresentados, os conselheiros falaram no uso político partidário dos cargos da autarquia (que não se restringe apenas ao presidente); recuperação da gestão paritária perdida com as Leis 14.144 e 14.145; a apropriação do governo do Fundo de Assistência à Saúde – FAS e dos imóveis do IPE; repasse da paritária das pensionistas e dos percentuais relativos ao pagamento de precatórios e RPV’s; falta de Ouvidoria, que hoje está vinculada à secretaria do Planejamento.

Ives Lucas, falou que a crise financeira do IPE que é proporcional a crise financeira dos servidores, pois amargam uma defasagem de reajuste há 8 anos. E ainda, há o problema de pessoal, em especial de auditoria médica.

 O deputado ouviu atentamente a todos os relatos e ressaltou a experiencia da UG nesse assunto. Uma nova reunião já está sendo agenda, mas com a participação da equipe técnica da ALRS com o Grupo de Trabalho da UG para aprofundarem o assunto e, juntos, desenharem uma estratégia.

O líder da Assembleia comentou que se reuniu com o novo presidente do IPE Saúde, Bruno Jatene, e que ele está estudando a situação do Instituição. Para Valdeci, os cargos no IPE não deveriam ser de governo, mas de Estado.

Na pauta com o parlamentar, também entrou questões sobre Regime de Recuperação Fiscal.

Compartilhe