Filipe Leiria é eleito presidente da União Gaúcha

Na manhã desta segunda-feira, 3/5, em Assembleia Geral, foi eleita, por aclamação, a nova coordenação da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, gestão 2021/2022. O desembargador Cláudio Martinewski, que é vice-presidente da Ajuris, deixa o cargo após um mandato estendido, devido à pandemia e o fluxo intenso das pautas da entidade no ano de 2020. Para comandar a enbtidade, foi eleito o auditor externo, Filipe Leiria, vice-presidente do Ceape/TCE. Durante a AGE, foram aprovados os relatórios de atuação e financeiro de maio de 2019 até maio de 2021.

A União Gaúcha é composta, até o momento, por 27 entidades representativas de servidores públicos e é reconhecida pela sua forte atuação junto ao IPE Prev e IPE Saúde, onde possui representação nos dois conselhos administrativos. Leiria é conselheiro do IPE Prev e é especialista em direito Previdenciário. Faz parte dessa coordenação, como diretora financeira, Kátia Terraciano Moraes, presidente do Sinapers, representante da UG no Conselho do IPE Saúde.

Leiria, o mais jovem presidente a assumir a União Gaúcha, teve uma atuação de destaque enquanto secretário-geral da UG durante a última gestão, em especial, nas questões que envolveram a Reforma Previdenciária (EC 103/19) e o pacote previdenciário do governo de Eduardo Leite, PLC 148/20, onde a entidade identificou, através de estudos técnicos, 15 inconsistências, omissões e superestimação nos dados do déficit atuarial. O caso foi largamente debatido na imprensa.

Para Leiria, é um começo de um novo ciclo, mas com a mesma força e união. “A União Gaúcha é um grupo diferenciado, mesmo que cada entidade tenha as suas pautas individuais, no fórum da UG, nos unimos em torno de temas que afetam a todos os servidores e a sociedade gaúcha”, comenta o presidente. “No atual contexto de desconstrução da Constituição de 1988, essa parece ser a melhor postura, manter a união do serviço público”, complementou.

Cláudio Martinewski, em sua fala de despedida, agradeceu o apoio do grupo e reconheceu que, em sua coordenação, a entidade viveu momentos difíceis, de desmantelamento da Previdência e enfraquecimento do serviço público. Foram inúmeras as ocasiões de enfrentamento onde a entidade recorreu a ações administrativas e judiciais.

A União Gaúcha que completará 16 anos, no dia 9 de maio, traz com uma de suas pautas para 2021, o PLC 12/21, que trata do Regime de Recuperação Fiscal, cuja autonomia do Estado perante a União, fica prejudicada, além de outros fatores.

COORDENAÇÃO – GESTÃO 2021/2022

Presidência: Filipe Costa Leiria (CEAPE-Sindicato) Vice-Presidência: Maína Ribeiro Pech (ADPERGS) Secretário Geral: Fernando Andrade Alves (AMP/RS), Diretoria Financeira: Kátia Terraciano Moraes (SINAPERS)

Conselho Fiscal: Titular: Ives Leite Lucas (FASP) Claudio Luís Martinewski (AJURIS) Gonar Fernandes (AFISVEC) Suplente: Eduardo Leal (ASEGERGS) Raquel Fiori (SINTERGS).

Assessoria de Imprensa

Gilvânia Banker

Compartilhe