Governo aceita parte das propostas da UG no Projeto sobre Benefício Especial

 

 

Na última semana (22), a coordenação da União Gaúcha reuniu-se com a diretiva do governo para tratar do Benefício Especial, proposto pelo governo juntamente com as mudanças no Fundoprev. De acordo com o presidente da UG, Cláudio Martinewski, houve avanços nas propostas iniciais do governo, a partir das sugestões da entidade. “A ideia inicial de se aproximar do modelo da União foi acolhido pelo governo do Estado, não propriamente espelhado, mas a base de cálculo do benefício acabou seguindo o já existente”, comentou Martinewski ao relatar o resultado da audiência aos integrantes da entidade, nesta segunda-feira (29).

A vice-presidente da UG, Juliana Lavigne, complementou que o pagamento vitalício do Benefício Especial não foi aceito pelo governo e que essa é uma das questões a serem trabalhadas na Assembleia Legislativa. Além disso, o que mais preocupa as entidades como detalhou o secretário da UG, Filipe Leiria, é a luta que se travará sobre a reestruturação do Fundoprev. A UG também entende que as propostas deveriam ser encaminhadas em separado na ALRS.

A União Gaúcha está protocolando aos chefes de governo e autoridades as suas propostas para que eles tomem conhecimento da matéria.

O IPE-Saúde que é pauta permanente nas reuniões do Conselho Deliberativo da União Gaúcha, teve como destaque os PLCs 115 e 116, que alteram as regras no Conselho de Administração, minimizando o poder dos servidores.  Com a aprovação do PL, o governador passa a escolher livremente o Diretor Administrativo-Financeiro e o Diretor de Provimento de Saúde da autarquia. O Diretor de Relacionamento com Segurado também seria escolhido pelo governador entre os indicados em lista tríplice pelo Conselho de Administração, quebrando as regras existentes hoje, onde os servidores indicam seus representantes através das entidades que fazem parte do Conselho.

A UG criou um grupo de trabalho e já formatou as propostas ao PC 115 e 116, que devem ir à votação nesta semana, dia 1º de julho.

 

Regimes Previdênciários – minicurso

2906_aymore4O desembargador Aymoré Pottes de Mello, convidado da União Gaúcha na manhã desta segunda-feira, falou sobre os regimes de Previdência. Tratou da Emenda Constitucional 103 e os contingentes atingidos no Estado em cada regime.

Falou sobre as sobretaxações e o quanto isso agravará na vida dos servidores.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *