União Gaúcha lamenta votação da LDO

2806 28061

Apesar da disputa acirrada, em seu segundo ano de governo, a gestão de José Ivo Sartori demonstrou, na tarde desta terça-feira (28/06), que seu governo visa tão somente aos seus próprios interesses. Por 25 votos a favor e 20 contrários, o governo segue na linha de congelamento de salários e do orçamento dos demais Poderes com a votação favorável ao PL 108/2016 que dispõe sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício econômico-financeiro do Estado de 2017.

O presidente da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, Gilberto Schäfer acompanhou a votação e lamentou o resultado. “O serviço público terá enormes dificuldades para funcionar adequadamente e vai depender de suplementações do Poder Executivo. Os valores precisam ser colocados dentro de um orçamento que permita o funcionamento dos Poderes”, comentou.

O resultado apesar de frustrante, já era esperado quando, na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, na última quinta-feira (23), o parecer do relator à LDO, deputado Gabriel Souza (PMDB), foi aprovado com nove votos favoráveis e dois contrários e manteve a intenção do governo em continuar a política de ajuste fiscal e o limite de 3% nas despesas com pessoal. Das 96 emendas apresentadas, duas eram da União Gaúcha que visavam  minimizar os prejuízos trazidos aos servidores públicos propondo um percentual de 9,28%.

Para o presidente da UG é desnecessária a fixação dos índices na LDO. “Causa estranheza esse açodamento do governo em definir os percentuais, o que deveria ser realizado daqui alguns meses na Lei Orçamentária Anual (LOA). Até lá, o governo poderia adotar mecanismos para ampliar a arrecadação e estimular a economia. O próprio governo já aposta no crescimento, e se estão apostando no crescimento, deveriam aguardar a lei orçamentária e não antecipar essa discussão na própria LDO”, finalizou.

 

Assessoria de Imprensa da UG com Ajuris

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *