Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público nasce após reunião de deputado com a União Gaúcha

Será instalada no próximo dia 10 de setembro, às 11h, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público. A criação do espaço de diálogo e articulação é resultado direto do encontro do deputado Leonel Radde com a União Gaúcha, consolidando-se como iniciativa voltada ao fortalecimento da luta dos servidores e suas entidades, reafirmando o papel do serviço público como instrumento essencial para toda a sociedade. O tema foi pauta da reunião da União Gaúcha, que recebeu convite nessa manhã. (Leia: https://uniaogaucha.org.br/2025/07/deputado-leonel-radde-visita-a-uniao-gaucha-e-anuncia-ampliacao-de-espaco-para-dialogo-na-assembleia-legislativa/)

A formação da Frente foi um dos pontos centrais da reunião da União Gaúcha realizada nesta segunda-feira, 1º de setembro. Na ocasião, os coordenadores da entidade também relataram as visitas institucionais da semana anterior ao presidente da Assembleia Legislativa do RS, Pepe Vargas, e ao presidente do Tribunal de Justiça, Alberto Delgado Neto. Nessas agendas, a União Gaúcha entregou uma minuta de Projeto de Lei Complementar que propõe alterações na legislação vigente, com o objetivo de garantir o reajuste de proventos e pensões de aposentados e pensionistas não contemplados com a paridade, assegurando a revisão dos benefícios na mesma data e pelo mesmo índice aplicados ao Regime Geral da Previdência Social.

A reunião contou ainda com a exposição de Ari Lovera, representante da União Gaúcha no Conselho de Administração do IPE Prev., que apresentou uma análise técnica da avaliação atuarial. Segundo ele, os pareceres anteriores foram reprovados por não apresentarem o demonstrativo obrigatório de equacionamento do déficit atuarial, exigência da Secretaria e do Ministério da Previdência (veja material em anexo).

Também estiveram em pauta os temas permanentes de acompanhamento da entidade, como a situação do IPE Odonto, o prazo de habilitação para pensionistas no IPE Previdência, propostas de alterações legislativas relacionadas ao IPE Saúde, especialmente no que se refere à gestão paritária, e o regulamento das eleições para o Conselho do IPE Previdência.

Mais uma vez, a União Gaúcha reafirma sua missão de ser voz ativa na defesa dos servidores e na valorização do serviço público, sempre com diálogo, articulação institucional e embasamento técnico, em sintonia com os anseios da sociedade gaúcha.

Compartilhe