Após uma semana movimentada na União Gaúcha, os membros do Conselho Deliberativo da entidade, reuniram-se na manhã desta segunda-feira (4/11), na sede entidade, para analisar os impactos produzidos com a divulgação na imprensa da nota técnica elaborada pela entidade e a reunião com a equipe de governo.
O presidente da UG, Cláudio Martinewski, classifica como assertiva a nota, no momento em que houve um retorno da parte do governo. “A nota foi elogiada pela equipe diretiva do Executivo e nós temos que valorizar os colegas que elaboraram esse material”, destacou. Segundo ele, o estudo foi elaborado com muito rigor e profissionalismo e esse foi o ponto que causou essa mobilização, não só no governo, mas na sociedade.
Martinewski acredita que a abertura do diálogo com o governo foi de extrema importância e é preciso seguir no mesmo ritmo, aprofundando o debate. O próximo passo, conforme decisão do grupo, é elaborar propostas para a Previdência. Além disso, uma das principais críticas da UG é a falta de transparência nos dados apresentados pelo governo, e, para isso, irá solicitar acesso aos cálculos via Lei de Acesso à Informação.
O secretário geral da União Gaúcha, Filipe Leiria (vice-presidente do Ceape/TCE) acredita que a reunião com o governo foi de extrema importância e permitiu que a entidade pudesse esclarecer seus pontos de vistas, que são divergentes do governo.
A audiência pública ocorridas na última semana em Osório a respeito dos problemas do IPE-Saúde, foi relatada pela presidente do Sinapers e Ives Lucas, ambos representantes da UG no Conselho Administrativo da autarquia. Segundo ela, a participação da população vem sendo cada vez maior. Kátia destaca a falta de informação que existe em relação ao IPE-Saúde e que as audiências estão servindo para o esclarecimento. Conforme ela, a UG está presente nessas audiências também como fonte de informações.
Nova integrante à UG
Mais uma vitória foi comemorada no grupo, na manhã desta segunda-feira, com a inclusão da associação ao Conselho da União Gaúcha, a Asserlegis – Associação dos Servidores Efetivos do Poder Legislativo do RS, ao time da União Gaúcha