A União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG), acompanhou nesta terça-feira (31/1), a posse da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. As entidades presentes saudaram a posse do deputado Edegar Pretto (PT), eleito em chapa única.
A expectativa, segundo o presidente da AJURIS e da União Gaúcha, Gilberto Schäfer, é de que o parlamentar abra um novo capítulo na história da Assembleia, ampliando o caráter plural e democrático que historicamente caracterizou o parlamento gaúcho. “Tivemos em períodos anteriores momentos em que a sociedade foi privada de acompanhar importantes votações na Assembleia. Postulamos que isso não se repita”.
Para a União Gaúcha, as entidades representativas e a sociedade devem ter acesso às galerias, inclusive, laterais e devem ser disponibilizados telões no Dante Barone, viabilizando o amplo debate e acompanhamento das matérias.
Em reunião na parte da manhã, a UG deliberou por reafirmar a absoluta contrariedade à PEC 257, que retira a obrigatoriedade de pagamento do 13º salário de ser pago no dia 20 de dezembro; da alteração no calendário de pagamento do servidor, tirando a obrigatoriedade do último dia útil do mês.
Também foi discutida a Pec 287, que trata da previdência social e tramita na Câmara dos Deputados, avaliando-se oportuna a realização de um amplo debate, que envolva as demais entidades do serviço público e carreiras do Estado.
Fonte: Imprensa Ajuris