Entidades foram convidadas a ingressar como amicus curiae em ação da UG contra hospitais
Em visita realizada nesta quarta-feira, 13, a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública reforçou seu compromisso com o fortalecimento do IPE Saúde, buscando apoio junto à Fessergs (Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do Rio Grande do Sul) e ao Cpers Sindicato na ação movida para garantir o atendimento por hospitais credenciados ao Instituto. O presidente da UG, Fernando Andrade Alves apresentou os termos e o andamento da ação judicial e das ações políticas sobre o tema. O presidente esteve acompanhado de Maria Cristina Moreira de Oliveira (AMPRS).
Relevante lembrar que a União Gaúcha obteve liminar para garantir que os hospitais mantenham atendimento aos beneficiários do plano, sob pena de multa de R$ 100 mil por hipótese de descumprimento. A medida é vista como uma importante ferramenta para garantir o direito à saúde dos segurados, que têm enfrentado dificuldades desde que hospitais formalizaram intenção de suspender atendimentos em face da entrada em vigência das novas tabelas de remuneração dos serviços.
Na Fessergs, os dirigentes da entidade Sérgio Arnoud e Márcia Elisa Pereira Trindade, que é secretária-geral da Federação e presidente do Fórum Permanente em Defesa do IPE Saúde, manifestaram-se sensíveis ao pleito da União Gaúcha. “Essa é uma questão prioritária para nós e estamos prontos para atuar ao lado da União Gaúcha”, afirmou Sérgio Arnoud.
No Cpers Sindicato, a recepção foi igualmente positiva. A presidente Helenir Aguiar Schürer, acompanhada da recém-eleita presidenta Rosane Zan e da diretora Juçara Borges, destacou a importância da união entre as entidades para fortalecer o IPE Saúde. Helenir ressaltou que a defesa do IPE é uma luta que deve unir os sindicatos e associações representativas do serviço público gaúcho.
Além da articulação em torno do processo judicial, a União Gaúcha, a Fessergs e o Cpers Sindicato trataram da necessidade de unir esforços em uma campanha de valorização do IPE Saúde, com o objetivo de informar melhor a sociedade e desmistificar a ideia de que o IPE estaria com problemas financeiros. As entidades irão solicitar que a Casa Civil adote essa ideia a favor do IPE Saúde.
Segundo Fernando Andrade Alves, presidente da União Gaúcha, “a participação da Fessergs e do Cpers como amicus curiae é um reforço essencial no enfrentamento dessa situação crítica, que envolve o direito à saúde de 870 mil servidores e familiares. A união entre nossas entidades demonstra que estamos todos juntos em defesa do IPE Saúde”.
A União Gaúcha tem como principal bandeira a defesa do IPE Saúde e segue vigilante e atuante, sensibilizando a sociedade gaúcha para a importância de um sistema de saúde público acessível a todos os servidores do Estado.