Na última semana, a União Gaúcha solicitou ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul a aplicação imediata da multa estipulada pela liminar concedida em 3 de maio. A decisão judicial determinava que os 18 hospitais que haviam suspendido o atendimento aos usuários do IPE Saúde retomassem os atendimentos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil por descumprimento.
No dia 12 de junho, a União Gaúcha constatou, por meio de imagens, a existência de um cartaz na recepção do Hospital Dom Vicente Scherer informando que a instituição não estava atendendo aos usuários do IPE Saúde. Além disso, houve denúncias de que o Hospital Ernesto Dornelles também estava dificultando o atendimento aos beneficiários. Em resposta às evidências, o departamento jurídico da União Gaúcha, representado pelo advogado Ricardo Bertelli, encaminhou o pedido de cumprimento da liminar.
A resposta judicial foi rápida, e a juíza concedeu um prazo de 48 horas para o cumprimento da determinação. Na manhã desta segunda-feira, o tema foi um dos principais pontos abordados na reunião do colegiado da entidade. A União Gaúcha mantém-se vigilante para garantir que os usuários do IPE Saúde recebam o atendimento necessário nos hospitais. O presidente da União Gaúcha, Fernando Lemos, relatou que se reuniu com os presidentes do Cpers Sindicato e da Fessergs para discutir sobre a recondução e alteração de mais um ano dos conselheiros do IPE Saúde.
IPE Odonto
O tema também foi destacado e a proposta de contratação do serviço está em discussão no Conselho do IPE Saúde. A preocupação das entidades é para que essa medida não resulte em custos adicionais aos servidores e manifestaram preocupação com as questões operacionais da autarquia.
Consignados do Banrisul
A União Gaúcha aguarda a reunião com o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Procuradoria-Geral do Estado, a Casa Civil e o Banrisul, antes de enviar um ofício ao banco. A entidade segue comprometida com a proteção dos direitos dos servidores e continuará a acompanhar de perto todas essas questões.