NOTA PÚBLICA: União Gaúcha expressa solidariedade à população gaúcha após o apagão do último temporal

A União Gaúcha expressa sua solidariedade à população gaúcha pela crise de reestabelecimento do serviço de energia após as últimas tempestades. No atual momento, ainda há pessoas aguardando o reestabelecimento do fornecimento de energia elétrica. Trata-se de um serviço essencial que afeta as condições de vida das pessoas, como problemas em hospitais, armazenamento de medicamentos em refrigeradores, fornecimento de água, deslocamento de pessoas idosas e/ou com deficiências causando dificuldades em acesso a prédios com elevadores, dentre outros. São situações que elucidam a gravidade do quadro em que o Estado ainda está tentando normalizar.

As autoridades competentes estão adotando as medidas cabíveis, notadamente a AGERGS, a Defensoria Pública, o Ministério Público e a Câmara Municipal de Porto Alegre. A Assembleia Legislativa também discute a possibilidade de lançar iniciativas para avaliar a desarrazoada demora para o reestabelecimento do serviço pelas concessionárias.

A União gaúcha expressa seu apoio a todas as medidas institucionais cabíveis para que se identifique as razões que concorreram para um apagão aparentemente inédito na história do Rio Grande do Sul. Sobretudo, para que se elimine as chances de episódios similares ocorrerem no futuro. Trata-se de uma questão de Estado que se impõe, sabidamente inserida no contexto das crises climáticas e a preservação da vida. Finalmente, nesse momento, cabe o esclarecimento das falhas para superá-las.

Coordenação

Mário Rheingantz – Presidente

Compartilhe