IPE Saúde lança “ISA”, terceira geração do robô que otimiza auditoria de contas médicas

ISA faz análise das contas e aponta possíveis irregularidades

O IPE Saúde lançou, nesta segunda-feira (24), a terceira geração da ferramenta que melhora o processo de auditoria de contas médicas dentro do Instituto. O robô de monitoramento ganhou até nome: ISA – acrônimo de IPE Saúde Auditoria. O software de estatística, desenvolvido em parceria com a Procergs e com a StatSoft, atua através de modelos matemáticos e dará maior eficiência e agilidade na análise de contas e no combate a irregularidades.

Através de uma base de dados robusta e calibrada, os modelos matemáticos acompanham o comportamento das contas médicas recebidas. Considerando o padrão esperado para cada espécie de conta, eles identificam casos atípicos: contas que apresentam comportamento inesperado e valores fora do padrão.

A partir do apontamento das contas que fogem ao padrão, os auditores técnicos do IPE Saúde entram em ação. Assim, os servidores podem direcionar seus esforços na análise mais criteriosa das notas que realmente trazem indícios de irregularidades.

Para o presidente do Instituto, Bruno Jatene, a atualização da ferramenta deve fortalecer a auditoria no IPE Saúde. “é uma ferramenta moderna, baseada em ciência de dados, que vai gerar uma mudança substancial na maneira com que se faz auditoria no Instituto. Essa é mais uma medida implementada dentro do eixo da modernização operacional que vem sendo realizada no IPE Saúde desde o ano passado”, destacou Jatene.

Desde 2007, quando a primeira ferramenta nesse formato foi desenvolvida, o IPE Saúde vem aperfeiçoando os modelos estatísticos que acompanham as contas. Em 2013, foi lançada a segunda versão. Esta, bem mais abrangente que a primeira, já contava com 64 modelos para análise de contas.

A solução de monitoramento apresentada hoje traz 105 modelos estatísticos, que farão a análise completa de todas as contas ambulatoriais e de internação hospitalar que passam pelo IPE Saúde.


foto: Matheus Lopes / Ascom IPE Saúde

Compartilhe