União Gaúcha recebe candidato a vice-governador Gabriel Souza e entrega documento com propostas

Debate 2º turno Eleições 2022|

Há cinco dias das eleições para o segundo turno (25/10), os integrantes da União Gaúcha receberam o candidato a vice-governador da coligação com o PSDB, Gabriel Souza (MDB), na sede da Ajuris e da UG. O encontro ocorreu de forma híbrida e os dirigentes fizeram questionamentos sobre temas que envolvem as principais pautas da entidade: Regime de Recuperação Fiscal (RRF), Dívida Pública, IPE Saúde e IPE Prev. Na ocasião, o presidente da UG, Cristiano Vilhalba Flores (Ajuris), entregou um documento contendo as propostas da entidade sobre esses temas. (vide anexo em pdf)

Souza falou sobre o programa de governo da coligação que tem como base a manutenção das contas públicas equilibradas. Ele iniciou dizendo que qualquer pauta de melhorias remuneratórias ao funcionalismo deve transitar pelo Parlamento, e que é viável, desde que as contas estejam em dia. Disse que pretendem atender às carreiras e às demandas de alguns setores.

Sobre o IPE Saúde, o candidato falou em auditorias mais rígidas e aumento na escala do plano para alcançar maior número de vidas atendidas. A representante da UG no conselho de Administração no IPE, Kátia Moraes (Sinapers), questionou sobre a dívida do Estado com o Instituto e pediu o resgate da gestão paritária e que o presidente do Conselho de Administração possa ser escolhido entre os representantes classistas.  A conselheira e diretoria da UG comentou ainda, ser difícil defender a candidatura de Eduardo Leite com a sua base tendo uma proposta já anunciada de reajuste de alíquotas.

Ives Lucas, também conselheiro no IPE Saúde, falou das receitas do IPE que teve perdas com o achatamento salarial dos servidores e perguntou quais seriam as alternativas sem aumento de contribuição e sem sobretaxação de dependentes? Gabriel Souza respondeu que o assunto IPE é complexo e que as mudanças devem ser feitas já na transição e, aproveitou para pedir ajuda aos conselheiros nessa pauta, mas que é preciso alargar o número de vidas assistidas pelo Instituto. Ele admitiu que houve perdas do poder aquisitivo dos servidores e acredita em “poder recuperar o máximo possível dessas perdas”. O candidato do MDB falou que o compromisso dessa chapa é o de aumentar as indicações técnicas para os cargos no Estado, sem negar a indicação política.

A UG defende, entre outras propostas, a volta das loterias do Estado e que as suas receitas sejam repassadas ao IPE Saúde.

Filipe Leiria, questionou sobre o RRF e a Dívida Pública. Souza admitiu que é possível renegociar com a União e que pretendem criar uma Frente, junto a outros estados devedores, um novo debate com o governo federal, independente de quem assumir do comando do País.  

A coordenação da UG fez o convite para um debate com o candidato Onyx Lorenzoni, mas ainda não obteve retorno.

Ofício-UGDOC-0152022-Ao-candidato-Eduardo-Leite

Compartilhe