Através das ações de reestruturação e negociações junto às entidades hospitalares, o IPE Saúde realiza um pagamento aos prestadores nesta sexta-feira (05/08), na ordem de R$ 105 milhões. O valor engloba o pagamento em dia das contas de Consultas e Pronto Atendimento. Além disso, nesta quitação, as contas relativas a internações hospitalares e serviços complementares passam a ser pagas em até 90 dias após o lançamento das faturas pelos hospitais e clínicas, ou seja, com atraso superior a 30 dias além do prazo contratual.
O objetivo do Estado é que até o final do ano seja possível reduzir de forma significativa o passivo existente junto aos credenciados e qualificar a prestação dos serviços para os quase 1 milhão de usuários. As ações para o equilíbrio econômico-financeiro envolvem também a modernização de processos internos, especialmente focados no controle, além da avaliação de alternativas de financiamento.
Foco no usuário
Além das ações de equilíbrio econômico financeiro, o IPE Saúde vem adotando ações para a melhoria dos serviços aos usuários – entre elas, a implantação de uma nova central para qualificar o atendimento telefônico, melhorias do sistema na sede da autarquia, em Porto Alegre e a criação de uma ouvidoria própria, instituída em maio, para o recebimento de reclamações, sugestões e elogios. No interior, está em andamento a ampliação dos postos de atendimento por meio do Programa Facilitadores, que já chegou a 48 municípios, além dos atendimentos presenciais por meio das agências do Tudo Fácil.