IPE Saúde anuncia pagamento extraordinário de R$ 150 milhões para hospitais

Instituto também publica novas tabelas de remuneração a prestadores nesta quinta-feira (26/5)

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Plano de reestruturação prevê ações em diversas frentes. – Foto: Carolina Greiwe/Ascom IPE Saúde

O IPE Saúde vai realizar um pagamento extraordinário de R$ 150 milhões aos hospitais, clínicas e laboratórios no dia 31/5, com foco em reduzir o passivo existente junto aos prestadores. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (26/5) pelo presidente Bruno Jatene. Também foram publicadas na data as novas tabelas de medicamentos, diárias e taxas hospitalares. “Estas ações são fruto de estudos e reuniões técnicas que têm foco na sustentabilidade do Instituto, a partir, principalmente, do controle das despesas e de práticas já adotadas no mercado”; destaca.

A nova tabela de medicamentos do IPE Saúde define os valores pagos aos prestadores pelas medicações usadas nos tratamentos dos usuários em clínicas, hospitais e demais credenciados, conforme metodologia desenvolvida em parceria com a Secretaria da Fazenda. A atualização ocorreu para ajustar a remuneração a valores de mercado. Além disso, também foram publicadas regulamentações que reajustam as diárias de internação, com aumento de 15% para os leitos ocupados em diárias, e majoração das taxas de infusão em procedimentos oncológicos.

Em atendimento ao pleito dos prestadores, com quem o IPE Saúde vem realizando reuniões periódicas desde março, houve reajuste de 10,89% nos preços dos 437 itens de medicamentos. A nova portaria também prevê a possibilidade de revisões anuais, de modo a garantir a adequada atualização dos valores aos preços de mercado, assim como apreciação, por parte do IPE Saúde, de pedidos dos prestadores para readequação de preços, sempre que necessário e em observância às referências de mercado.

Para além da sustentabilidade financeira, as ações de reestruturação têm como foco os usuários, visto que as mudanças também englobam estudos da rede credenciada e a revisão dos honorários médicos, no sentido de revisar o valor das consultas pagas. “Queremos valorizar a qualidade dos serviços prestados aos usuários e garantir a assistência à saúde”, destaca Jatene.

Reestruturação

As diversas ações integram o plano de reestruturação da autarquia, com objetivo de buscar o equilíbrio econômico-financeiro e qualificar o atendimento aos usuários, garantindo a sustentabilidade de suas atividades. Atualmente, o IPE Saúde conta com um montante de cerca de R$ 600 milhões em atraso, ou seja, acima do prazo contratual de 60 dias nos pagamentos aos prestadores credenciados ao instituto. Com foco em reverter a situação, há diversas frentes de trabalho em andamento.

O primeiro eixo de ação envolve a reestruturação da despesa, com o trabalho técnico de revisão e atualização de tabelas de medicamentos, de diárias e de taxas oncológicas, por exemplo. Além disso, também há atuação na modernização de processos internos, especialmente focados no controle – entre as ações já implementadas está, por exemplo, uma agenda de reuniões periódicas de alinhamento das atividades de controle interno com a delegação da Cage junto à autarquia -, bem como o redesenho de processos com apoio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, e a Secretaria da Fazenda, por meio do Tesouro do Estado, com o desenvolvimento de metodologia de qualidade do gasto. Posteriormente, também está prevista a avaliação de alternativas de financiamento.

Foco no usuário

Melhorias no atendimento aos usuários também estão em curso:em maio de 2022, foi realizada a implantação de uma nova central para qualificar o atendimento telefônico. Em relação ao atendimento presencial, houve atualização e melhorias do sistema na sede, em Porto Alegre (o agendamento para atendimento é feito pelo site, clicando aqui), e a ampliação dos postos no interior, por meio do Programa Facilitadores – já são 35 municípios que contam com atendimento presencial nesta modalidade. Para consultar os locais em operação, clique aqui.
Cabe ressaltar que todas as demandas também podem ser solucionadas pelo Atendimento Digital, neste link. Além disso, também já foi implantada a Ouvidoria própria (cujas demandas podem ser encaminhadas neste link).

Raquel Schneider / Ascom IPE Saúde

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