União Gaúcha entrega documento contendo graves denúncias sobre fraudes contra o IPE Saúde

Na última quarta-feira, 6/4, o presidente da União Gaúcha, Filipe Leiria, e os conselheiros da entidade junto ao Conselho de Administração do IPE Saúde, Kátia Moraes e Ives Lucas, reuniram-se com o Procurador-Geral, Geraldo Costa da Camino, na sede do Ministério Público de Contas do Estado. Na ocasião, o grupo entregou um documento contendo denúncias relativas aos prestadores de serviços do IPE Saúde.  As denúncias dão conta de suspeitas de fraudes, como volume de atendimentos incompatíveis com a capacidade instalada das instituições.

“Temos indícios de que há uma prática sistemática de prestadores de serviços que se aproveitam de uma política de captura e de falta de estrutura do IPE Saúde para se locupletarem”, comenta o presidente da União Gaúcha, Filipe Leiria. De acordo com o presidente, há uma associação direta entre a política que vem sendo adotada ao longo dos governos; de reduzir o IPE Saúde à dimensão de moeda política e a de fonte de financiamento da administração direta, com as fraudes que estão ocorrendo.

Além disso, a entidade questiona o déficit de pessoal, em especial, de auditores médicos em especialidades como a da oncologia, por exemplo. Atualmente, o Instituto possui em torno de 24 auditores médicos, contudo, faltam auditores em diversas áreas especializadas. A expectativa da União Gaúcha é que as denúncias sejam investigadas e, constatadas as fraudes, que se repare os danos à instituição e ao erário público.

Compartilhe