IPE Saúde consolida ações de Prevenção e Promoção à Saúde

Aumento no número de consultas preventivas ao câncer, acesso a atividades gratuitas e produção de conteúdos sobre diversos temas em saúde: estas são algumas das ações que vem consolidando o compromisso do IPE Saúde com o bem-estar integral dos usuários. 

As iniciativas da Gerência de Prevenção e Promoção à Saúde no ano de 2021 envolveram a realização de parcerias, campanhas preventivas e implantação de programas com foco em oferecer aos usuários possibilidades que vão além da prestação da assistência. Confira, nos itens abaixo, as realizações. 

 Área de Prevenção e Promoção à Saúde no site do IPE Saúde

O novo espaço, disponível no Menu Segurados /Prevenção e Promoção à Saúde (neste link), conta com informações e referências a respeito de temas como Coronavírus, Câncer, Obesidade, Saúde Mental, Osteoporose, entre outros. Em um trabalho conjunto, a Gerência de Prevenção e Promoção à Saúde, diretoria de Provimento de Saúde e Assessoria de Comunicação trabalham para disponibilizar periodicamente textos e materiais informativos aos usuários.

Implantação do Clube de Benefícios IPE Saúde

Trata-se de um programa que prevê acesso a descontos, benefícios e serviços voltados à promoção e prevenção da saúde para os usuários do IPE Saúde. Os serviços não geram custos à autarquia e tampouco há envolvimento financeiro entre o Instituto e as entidades parceiras. O clube teve início com a publicação do Chamamento Público 01/21, o qual convida redes de farmácias e/ou drogarias para firmar convênio e oferecer descontos nos preços e/ou condições especiais nas aquisições de produtos e serviços para os usuários do IPE Saúde. Saiba mais clicando aqui

Plataforma Easylife

O Acordo de Cooperação com o Instituto Sergio Lovato, firmado em abril de 2021,  prevê acesso dos usuários do IPE Saúde à plataforma Easylife de forma gratuita. Com esta tecnologia, é possível usufruir de diversos módulos para cuidar do corpo, mente, ampliar conhecimentos e oportunizar momentos de bem estar. 

Ao longo do ano, 3.636 usuários realizaram cadastro na plataforma, sendo os conteúdos mais acessados meditação, dança, esportes e gastronomia.

Palestras em parceria com Aapecan

O IPE Saúde uniu esforços com a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) para a promoção de duas palestras no ano de 2021 – ambas realizadas com a psicóloga especialista em Psicossomática pela ABMP-RS e Unisinos e coordenadora do Setor de Psicologia da Aapecan, Fernanda Aver Pupe. A primeira palestra tratou do tema “Saúde Integral da Mulher e o Outubro Rosa”, no dia 15 de outubro, e trouxe questões ligadas à saúde física e também espiritual (não relacionada à religião) da mulher, bem como a importância da prevenção do Câncer, causas, sintomas, entre outros assuntos relacionados ao tema. Já no dia 9 de novembro, o evento focou no tema “Saúde Integral do homem e Novembro Azul”. Foram abordadas questões como a importância da prevenção dos cânceres de próstata, testículo e pênis; causas, sintomas, exames e outros pontos relacionados.

Outubro Rosa

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum nas mulheres. A identificação precoce pode garantir chances de 95% de cura e, por este motivo, o IPE Saúde integrou-se à Campanha do Outubro Rosa com foco na prevenção. Em especial, em 2021 a campanha Outubro Rosa foi estendida para todo o mês de outubro: usuárias do IPE Saúde com idade entre 40 e 75 anos tiveram isenção na coparticipação do exame preventivo de mamografia nos hospitais ou clínicas credenciado(a)s. 

Novembro Azul

No ano de 2021, foi realizada a primeira campanha Novembro Azul do IPE Saúde, isentando de coparticipação a consulta com os médicos urologistas credenciados durante o mês de novembro para usuários com 50 anos ou mais. O Instituto buscou a conscientização sobre o câncer de próstata e a importância de cuidados integrais com a saúde do homem com foco na prevenção precoce da doença.  

A maior quantidade de consultas realizadas em novembro de 2021 foram de homens com idade de 69 anos, tendo o IPE saúde arcado em coparticipação com R $120.862,00, em face da realização de 5.320 consultas para homens com 50 anos ou mais. O Novembro Azul IPE Saúde alavancou o aumento na realização de consultas preventivas em  3,8%.

Produção de vídeos

O IPE Saúde e a Educare firmaram um Termo de Cooperação para a implantação de um Programa de Educação e Prevenção em Saúde. A parceria envolve a produção de vídeos voltados à área de promoção e prevenção à saúde e conteúdos institucionais e visa ampliar a comunicação do Instituto, conferindo maior capilaridade e acessibilidade em seus meios de comunicação como site, Twitter, Instagram e canal Youtube. O projeto teve início em novembro de 2021, com o tema Novembro Azul: Saúde masculina e câncer de Próstata e encerrou o ano no mês de dezembro com vídeo que apresenta aos usuários o Programa Facilitadores.

Ascom IPE Saúde

Foto: IPE Saúde / Divulgação

Compartilhe