Crise do IPE Saúde com hospitais: União Gaúcha solicita audiência com governador do Estado e com o novo presidente do IPE Saúde

Após as notícias divulgadas na última semana, alarmadas pelos hospitais sobre o cancelamento nos atendimentos aos usuários do IPE Saúde, o Conselho da União Gaúcha, reunido na manhã desta segunda-feira (21), deliberou por solicitar uma audiência com o novo presidente da autarquia, ex-subsecretário do Tesouro Estadual, Bruno Jatene. A entidade já havia enviado ofício ao Palácio Piratini solicitando reunião com o governador Eduardo Leite para tratar desse e outros assuntos sobre o IPE.

O objetivo da entidade é buscar saber, efetivamente, quais as medidas que serão tomadas para proteger os usuários. Além disso, a UG irá solicitar uma auditoria completa nas contas do IPE e criará um Grupo de Trabalho permanente que acompanhará toda essa situação do Instituto.

Outra questão que envolve o Plano de Saúde refere-se a graves denúncias de cobranças indevidas por parte dos médicos aos usuários do Plano e o superfaturamento dos hospitais com relação aos medicamentos aplicados aos pacientes. O diretor de relacionamentos com os segurados do IPE Saúde, Paulo Gnoatto, explicou que o órgão tem feito investigações nas contas e grande parte das questões sobre os medicamentos foi resolvida com uma nova tabela de precificação, de acordo com o mercado.

Para o presidente da UG, Filipe Leiria, a questão não é apenas de gestão, mas de medidas que implicam nos repasses devidos pelo Estado ao IPE, e de uma política de valorização da autarquia, que passa pela sua reestruturação e autonomia. De acordo com dados do IPE Saúde, a dívida para com os hospitais já soma cerca de R$ 1 bilhão, no entanto, a dívida do Estado para com a autarquia ainda está sendo analisada pelas entidades. A estimativa de valores inclui os atrasos na parte patronal e paritária, nos valores de RPV e precatórios, bem como nas questões imobiliárias. Mediante a esses valores que serão levantados, as entidades pretendem esclarecer o real problema do IPE Saúde e cobrar das autoridades as resoluções para esse impasse.

Assessoria de Imprensa da UG

Gilvânia Banker

51 99106-0334

GE7 Comunicação

Compartilhe