Nota de Repúdio contra o racismo e apologia ao nazismo

Porto Alegre, 20 de outubro de 2021.

A UNIÃO GAÚCHA EM DEFESA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL E PÚBLICA – UNIÃO GAÚCHA, pessoa jurídica de direito privado, entidade que congrega 26 outras representantes de servidores públicos estaduais, com sede nesta capital, na Rua Celeste Gobbato, no. 81, neste ato representado por seu Presidente, Filipe Costa Leiria, vêm através da presente nota pública manifestar o mais profundo repúdio aos fatos ocorridos na data de 20/10/2021, durante a sessão da Câmara Municipal de Porto Alegre.

As lamentáveis imagens, amplamente veiculadas pela mídia, dão conta da utilização de símbolos nazistas durante o andamento da sessão. Além disso, ataques racistas a vereadoras que estavam no pleno exercício de suas funções. A gravidade das cenas exige uma apuração rigorosa e as devidas responsabilizações. Apologia ao nazismo e a prática de racismo, para além de crimes, exigem uma profunda reflexão sobre a sociedade que estamos construindo. Não há mais como silenciar sem que isso represente algum grau de consentimento. Não há mais como deixar de se implicar numa sociedade estruturada a partir do racismo. Identificando-se inclusive a reprodução do mesmo por práticas, não raro, inconscientes. Não basta repudiar o racismo, há de se expressar uma postura antirracista.

Nessa quadra histórica, a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social manifesta-se, para além do mencionado repúdio, prestando solidariedade à população negra. Igualmente às vítimas de práticas fascistas. A composição majoritariamente branca de nossa entidade, reproduzindo a hierarquia dos espaços de voz em nossa sociedade, impõe uma responsabilidade adicional. Dentre elas está a de se postar como aliada ao combate das práticas racistas, fascistas ou de qualquer natureza discriminatória.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa por sua cor da pele, sua origem ou sua religião. As pessoas podem aprender a odiar e, se podem aprender a odiar, pode-se ensiná-las a aprender a amar. O amor chega mais naturalmente ao coração humano que o contrário.” (Nelson Mandela)

Atenciosamente,

Filipe Costa Leiria

Presidente – União Gaúcha

Foto: Ederson Nunes/Câmara

Compartilhe