Eleições 2020| União Gaúcha segue debatendo com candidatos à Câmara de Vereadores

A coordenação da União Gaúcha vem organizando debates com os candidatos para a Câmara de Vereadores que sejam servidores públicos e ao Paço Municipal de Porto Alegre. Nesta segunda-feira (26), foi a vez de ouvir o engenheiro Luciano Zini (PDT), o procurador Paulo Klein (PSD) e Adriana Collares (PSOL), lotada na secretaria de agricultura.

Com muita desenvoltura e conhecimento, o engenheiro Zini falou da sua experiência como químico e suas preocupações com a gestão da água e o saneamento na Capital. Questionado sobre o projeto da mina em Guaíba, salientou a preocupação com a poluição do rio e do ar que viria com a sua instalação. Na questão sobre o funcionalismo público, ele destacou a importância da criação de um plano de carreira para os servidores municipais, considerando titulação, desempenho e tempo de serviço. Se eleito, diz que irá focar também na fiscalização dos equipamentos públicos, junto à Vigilância Sanitária, em função do Covid 19, para prevenir futuras questões sanitárias.

Paulo Klein falou da sua experiência como procurador do Estado e, em uma de suas pautas, está a valorização do serviço público e o fomento à construção civil. “A qualificação do serviço público se dá valorizando o servidor e defendendo os seus direitos. Fico muito chateado quando dizem que o funcionário não faz nada, não se atualiza. A gente precisa conversar com o servidor, organizar melhor. Acho que posso ajudar nisso,” comentou.  

Adriana Collares tem como proposta conjunta ao PSOL, transformar Porto Alegre, buscando “uma cidade mais acolhedora e acessível”. Há 20 anos trabalha com a pauta da educação e falou na descentralização da cultura, levando cultura também para as periferias, através de um circuito cultural.

Conselho de Administração do IPE-Saúde

Após a audição dos candidatos, os conselheiros trataram da pauta da semana, que focou na posse do Conselho de Administração, realizada no dia 21. Os representantes da União Gaúcha, a presidente do Sinapers, Katia Terraciano e Ives Lucas (Fasp) falaram da preocupação com o instituto e que estão ansiosos para tomar efetivamente conhecimento dos números e ações realizadas neste período de dois anos e meio e, o mais rápido possível, avaliar o regimento o interno, o orçamento, diretoria classista e quadro de pessoal.

O último item da pauta tratou da ADI 6291, contra dispositivo da Emenda Constitucional (EC) 77/2019 do Rio Grande do Sul que revogou a necessidade de plebiscito para a aprovação de lei sobre a privatização da CEEE, da CRM e Sulgás. A União Gaúcha está preparando o documento para discussão junto ao Poder Judiciário pela volta do plebiscito.

Assessoria de Comunicação da UG

jornalista Gilvânia Banker

Compartilhe