IPE Saúde e Reforma Administrativa ganham destaques na União Gaúcha

A instalação do Conselho de Administração ainda é uma preocupação constante dos integrantes da União Gaúcha. Na manhã desta segunda-feira (28), o grupo avaliou a reunião realizada na semana passada com o diretor-presidente do Instituto, Marcus Vinicius de Almeida, que prometeu nomear os conselheiros até o dia 9 de outubro.  O colegiado também debateu temas como a  reforma administrativa e o IPE Prev.

O Conselho de Administração foi criado em 2018, após a divisão do Instituto de Previdência do Estado (IPERGS) em duas autarquias, após esse período, houve uma série de atrasos e as nomeações se arrastam até os dias de hoje. Os representantes da UG, Katia Moraes (Sinapers), Ives Lucas (Afocefe) e os suplentes, Danilo Krause (Sintergs) e Paulo Olympio (ASJ/RS), aguardam para assumirem suas atividades a fim de auxiliarem o Instituto.  Durante a reunião desta manhã (28/9), os integrantes da UG apontaram os pontos cruciais e necessários para as priorizações das ações do Conselho de Administração, tão logo seja instalado. Para auxiliar o Conselho, a União Gaúcha irá criar um Grupo de Trabalho dedicado à saúde. O diretor de Relacionamento com Segurados, Paulo Ricardo Gnoatto comentou sobre os problemas de sustentabilidade do IPE e que precisam de atenção da instituição.

 A Reforma Administrativa que está no Congresso desde o dia 3 de setembro, com a prerrogativa de enxugar a máquina do Estado, também foi destaque na União Gaúcha. Por trás do discurso do governo de reduzir o déficit público, está em pauta a quebra da estabilidade dos servidores públicos, entre outros itens. A UG estudará uma forma de apoiar as entidades na luta contra a aprovação desta PEC 32/2020.

O presidente da UG, Cláudio Martinewski, relatou sobre o evento de formação da Rede de Defesa da Previdência Pública, realizado no dia 22/9, pelo canal do Youtube, e destacou a importância das entidades presentes, em níveis federais e municipais com ampla participação na sociedade.  A proposta é expandir a Rede pelo interior do Estado, espalhar conhecimentos e buscar, cada vez mais, o engajamento de novas entidades para ampliar a luta de defesa da previdência pública.

Assessora de Comunicação da UG

Gilvânia Banker

Compartilhe