Como ação de contingência e com foco em garantir assistência aos usuários, o IPE Saúde anuncia a implantação do atendimento por teleconsultas (clique para acessar o serviço). A medida, desenvolvida em parceria com a Procergs, segue as novas diretrizes para o setor publicadas pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina, entrando em vigor a partir desta quarta-feira, dia 14.
Ainda em caráter excepcional e temporário, o serviço dispensará a cobrança de coparticipação para os beneficiários – ou seja, será efetuado sem custos para o usuário.
Conforme o Instituto, as consultas poderão ser realizadas a qualquer dia e horário, inclusive aos finais de semana, sendo agendadas diretamente entre os pacientes e seus profissionais. A partir deste contato, o segurado solicita a teleconsulta na área própria do site do IPE, indicando o número de inscrição no CRM do especialista.
O médico, por sua vez, receberá, via SMS, com mensagem contendo a senha necessária para a validação do atendimento solicitado pelo usuário. Quando o profissional digitar a senha na autorização de consulta pelo site, a mesma estará habilitada.
A definição sobre as plataformas a serem usadas para a realização dos procedimentos cabe aos médicos. Contudo, os mesmos deverão adotar sistemas criados especificamente para estes fins, visando preservar a integridade, segurança e sigilo das informações mediante encriptação entre as partes, registro de prontuário com dados clínicos e a emissão de receitas e atestados de modo eletrônico.
Além disso, ao realizarem as ações deverão atender aos preceitos éticos de beneficência e observar as normas e orientações sobre notificação compulsória, em especial as listadas no Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus.
O detalhamento sobre o atendimento por teleconsulta consta na ordem de serviço publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (14/04). Além disso, também há tutoriais disponíveis no site, para os usuários e para os prestadores.
O novo serviço, embora implantado ainda na condição temporária, é um avanço tecnológico e assistencial que reforça a busca pela consolidação administrativa do instituto.