Na manhã desta segunda-feira (8/7), os conselheiros da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública acompanharam a apresentação do Relatório de Gestão do Plano de Custeio do RPPS Civil e Militar do IPE. A exposição foi do Diretor de Previdência do IPE Prev, Ari Lovera.
Entre outros assuntos as entidades analisaram questão relativas à Reforma da Previdência. O grupo de estudos, criado para analisar a proposta que está na Comissão Especial da Câmara, relatou os pontos mais nefastos na proposta do governo. De acordo com o grupo, a PEC 06/19 prejudica a todos, mas penaliza os servidores públicos como se eles fossem a causa dos déficits da Previdência. Outro ponto discutido é a falta dos dados atuariais que não foram apresentados pela equipe econômica do governo federal.
A possível contribuição extraordinária que os servidores poderão arcar para cobrir o déficit atuarial do Estado também é uma das preocupações dos dirigentes. O tema será novamente abordado por uma comissão da UG na próxima quarta-feira após a posse dos novos conselheiros do IPE.