O projeto do Governo que trata das licenças classistas, o PL 148/2017 e que está em regime de urgência na Assembleia Legislativa vem preocupando e ocupando as lideranças da União Gaúcha. Nas próximas semanas, o projeto pode ir à votação. O vice-presidente da UG, Luiz Fernando Barboza (APERGS), sugeriu que a UG tivesse uma proposta única para as negociações com o governo. Os dirigentes aprovaram uma proposta para que o presidente da ASJ, Paulo Olympio, que vem participando das reuniões das entidades com o governo, represente as 26 entidades da UG.
O líder do Governo na ALRS, Gabriel Souza e o Chefe da Casa Civil, Fábio Branco, vem discutindo semanalmente com as entidades para chegar a um consenso a esse respeito. “É importante que a UG tenha uma unidade e que o governo consiga perceber que a proposta original deste PL é muito prejudicial e precisa haver maior flexibilidade e entendimento por ambas as partes”, diz o presidente Schäfer.
Aproveitando as comemorações da semana Farroupilha, a reunião desta segunda-feira (18) do Conselho Deliberativo da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública foi realizada no Piquete da ASTC, no Parque da Harmonia, a convite do presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado, Lino Abel Nunes.
IPERGS
A União Gaúcha aguarda a minuta do projeto de revitalização do IPERGS prometida pelo Chefe da Casa Civil, Fábio Branco, em reunião realizada no dia 6 de setembro. Para o presidente da UG, Gilberto Schäfer, o modelo de gestão única, centralizada não é a ideal. “A descentralização nos garante que não fiquemos nas mãos dos humores do Executivo”, comentou.
Mudanças e Adesão ao RPC/RS
De acordo com o diretor de Previdência, Ari Lovera, o programa de Previdência Complementar já está na Assembleia, o PLC 189/2017. Uma das principais alterações é o prazo estendido para 48 meses para que os servidores mais antigos possam aderir ao novo regime.
Após a reunião os dirigentes foram convidados a saborear um delicioso almoço típico gaúcho, oferecido pela ASTC