Entidades Filiadas

ABOJERIS – ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DO RS

abojerisA ABOJERIS – Associação dos Oficiais de Justiça do RS, constituída em 07/12/1956, tem a finalidade de defender os interesses dos oficiais de justiça e oficiais de proteção da infância e da juventude, ativos e inativos, da Justiça Comum do Estado. Representada junto ao Conselho Deliberativo pela primeira secretária, Miriam Bacchi, a ABOJERIS parabeniza todas as entidades que compõem a União Gaúcha – oriundas dos segmentos mais diversificados do serviço público – pela força e respeitabilidade adquiridas através de uma atuação sempre coesa e articulada, concentrando o trabalho na busca de objetivos comuns, dentre os quais uma previdência melhor para todos os servidores públicos do Estado do Rio Grande do Sul.

Presidente:   Valdir Bueira da Silva – Comarca de Guaíba
Telefone: 3224.1997/9963.0117
E-mail: secretaria@abojeris.com.br
Website: http://www.abojeris.com.br

ADPERGS – ASSOCIAÇÃO DOS DEFENSORES PÚBLICOS DO RS

20_adpergsA Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul – ADPERGS – foi fundada em 30 de dezembro de 1981, com a denominação de Associação dos Assistentes Judiciários do Rio Grande do Sul. Após a implantação no Estado da nova carreira, com a Constituição Estadual de 1989, foi procedida à alteração estatutária, em 22 de março de 1991, passando à atual denominação, Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul – ADPERGS. Sensível às novas perspectivas da Instituição, a ADPERGS vem participando decisivamente no processo de consolidação da autonomia administrativa, financeira e orçamentária da Defensoria Pública, assegurada no artigo 134, parágrafo 2º, da Constituição Federal, de modo a garantir a melhoria das condições de trabalho, bem como a valorização dos Defensores Públicos do Estado.

Presidente: Mário Rheingantz
Telefone: 3224.6282
E-mail: adpergs@adpergs.org.br
Website: http://www.adpergs.org.br

AFAFE – ASSOCIAÇÃO DOS TÉCNICOS FAZENDÁRIOS DOS POSTOS FISCAIS E TURMAS VOLANTES DA FISCALIZAÇÃO ESTADUAL

4_afafe

Associação dos Técnicos Fazendários dos Postos Fiscais e Turmas Volantes da Fiscalização Estadual, Fundada em 11 de julho de 1970, entidade de nível médio da Secretaria da Fazenda,Participa da União Gaúcha representada pelo seu Presidente, José Alfredo Santos Amarante. Sentimos muito orgulho em participar da União Gaúcha desde sua fundação.


Presidente:
José Alfredo Santos Amarante
Telefone: 3233 7327
E-mail: afafe@terra.com.br

AFISVEC – ASSOCIAÇÃO DOS AUDITORES- FISCAIS DA RECEITA ESTADUAL DO RS

A AFISVEC é a Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do Rio Grande do Sul registrada como sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 10.01.1952, com prazo de duração indeterminado e com sede e foro na Cidade de Porto Alegre, com a finalidade de representar seus Associados junto aos Órgãos Governamentais, defendendo-os judicialmente e extrajudicial, na forma do disposto no artigo 5º, inciso XXI, da Constituição Federal.  É também, associada à UNIÃO GAÚCHA EM DEFESA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL PÚBLICA e muito se orgulha de pertencer a referida Entidade que presta assistência continuada no que se refere às Associações de Funcionários Públicos.

Presidente: Eduardo Jaeger
Telefone: 3224.4922 / 32244867
E-mail: afisvec@afisvec.org.br
Website: http://www.afisvec.org.br

AFOCEFE – SINDICATO DOS TÉCNICOS DO TESOURO DO ESTADO

logo

O AFOCEFE Sindicato dos Técnicos Tributários do RS foi fundado no início dos anos 90. Teve como gênese a AFOCEFE, associação de classe criada em 1963 por um grupo de funcionários congregando ativos e inativos do Quadro Próprio de Pessoal da Secretaria da Fazenda, mais precisamente do conjunto de repartições chamado de Órgãos Centrais, constituído pela Contadoria Geral, Tesouro do Estado, Procuradoria Fiscal e Gabinete de Orçamento e Finanças. Ainda sob a forma associativa, além de prestar assistência a seus associados e de promover eventos culturais e desportivos, a entidade passou a desenvolver atividades de cunho reivindicatório, enfrentando toda a sorte de dificuldades, especialmente no período em que o país esteve sob o regime de exceção imposto em 1964. O início da primeira década de 2000 é marco de uma nova forma de atuação sindical em que o AFOCEFE-SINDICATO se volta para a sociedade de forma propositiva, ciente da responsabilidade da categoria dos Técnicos do Tesouro do Estado, em especial, no momento em que a Administração Pública do Rio Grande do Sul enfrenta grave crise financeira.

Presidente: Alexandre Luzzi Rodrigues

Telefone: 3021-2600
E-mail: afocefe@afocefe.org.br/ guilherme@afocefe.org.br
Website: http://www.afocefe.org.br

AJURIS – ASSOCIAÇÃO DOS JUÍZES DO RS

logo ajuris

A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul é uma entidade que desde 1944 congrega magistrados de todos os ramos do Poder Judiciário – Justiças Estadual, Federal, Trabalhista e Militar. A instituição tem como objetivo prestar assistência a seus associados, promover a formação e o aprimoramento profissional e zelar pela afirmação das garantias constitucionais da magistratura. Ao longo da sua história a AJURIS tem se destacado pela participação nos debates e discussões nacionais de temas relacionados aos direitos da sociedade. Caracterizando-se como órgão vigilante de todas as insituições, não apenas do Poder Judiciário.

Presidente: Cristiano Vilhalba Flores
Telefone: 3284-9104
E-mail: ajuris@ajuris.org.br
Website: http://www.ajuris.org.br

AMP/RGS – ASSOCIAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RS

13_amprs

A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), fundada em 8 de outubro de 1941 e declarada de utilidade pública por decreto estadual desde 1972, congrega Promotores e Procuradores de Justiça com o objetivo de fortalecer o espírito de classe em defesa do Ministério Público e dos valores jurídicos e sociais que animam a ação da Instituição no âmbito do Rio Grande do Sul. Ao longo da sua existência, a AMP/RS tem estado atenta e integrada ao processo de evolução social e política da sociedade gaúcha e nacional, instigando e movimentando Promotores, Procuradores e a Instituição do Ministério Público na direção do desenvolvimento humano e do bem-estar social.

Presidente: João Ricardo Santos Tavares
Telefone: 3224.1933
E-mail: amprgs@amprgs.org.br
Website: http://www.amprgs.org.br

APERGS – ASSOCIAÇÃO DOS PROCURADORES DO ESTADO DO RS

14_associação_dos_procuradores

Fundada em 25 de agosto de 1966, a Associação dos Consultores Jurídicos e dos Advogados de Ofício deu origem à Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (Apergs). A luta pelas causas relativas à Advocacia Pública e à carreira de Procurador do Estado, especialmente na valorização do conceito das carreiras jurídicas (funções essenciais à justiça) bem como a defesa intransigente das questões da categoria e a discussão destes temas junto à sociedade e às autoridades constituídas são objetivos perseguidos no decorrer de sua trajetória. Assim, é com esse espírito que a APERGS vem integrar a União Gaúcha.

Presidente: Roselaine Rockenbach
Telefone: 3227.6351 /3228.3724
E-mail: presidencia@apergs.org.br
Website: http://www.apergs.org.br

APROJUS – ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO

2_aprojus

APROJUS é a entidade que representa os servidores do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, fundada em 1982. Participa da União Gaúcha representada pelo seu Vice-Presidente, Cristiano Linhares: Temos muito orgulho em ter participado da União Gaúcha desde sua fundação, pois, atualmente, é a entidade que reúne a maior diversidade de representações de servidores públicos do Estado e, por esse motivo, a entidade com maior capacidade de atuação e transformação.

Presidente: Carmen Jucinara da Silveira Pasquali
Telefone: 3224 1966
E-mail: presidencia@aprojus.org.br e vicepresidencia@aprojus.org.br
Website: http://www.aprojus.com.br

ASDEP – ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO RS

11_asdep

A ASDEP/RS, entidade fundada em 26.04.1960, representa a classe dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul. Assim como já foi manifestado por outras entidades de classe, os Delegados de Polícia também se orgulham em participar da União Gaúcha, por ser uma agregação que luta pela melhoria na prestação do serviço público e que defende, em última análise, a sociedade gaúcha

Presidente: guilherme Yates Wondracek
Telefone: 3217 9999
E-mail: asdep@asdep.com.br
Website: http://www.asdep.com.br

ASEGERGS – ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES EFETIVOS DA AGERGS

7_asegergsA ASEGERGS, fundada em 09 de abrial de 2001, formada pelo quadro de servidores efetivos da AGERGS, defende o interesse de seus associados e busca o desenvolvimento da capacidade técnica relacionada à atividade regulatória no RS e no Brasil. A ASEGERGS acredita que somente com a união dos esforços de todos os servidores públicos podemos resistir às ameaças que buscam fragilizar a capacidade do Estado de promover o desenvolvimento sustentável e garantir a justiça social.

Presidente: Sérgio Alexandre Ramos González
Vice-presidente: Eduardo D’Avila Leal
Telefone: 3288 8886
E-mail: asegergs2015@gmail.com
Website: http://www.asegergs.org.br

ASJ – ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA JUSTIÇA

10_asj

A ASJ é entidade que congrega Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul e foi fundada, em 1º de julho de 1944, na cidade de Santa Maria-RS, sendo a mais antiga entidade representativa do Judiciário gaúcho. Participa da União Gaúcha desde os seus primórdios, no ano de 2003, quando era, ainda, um movimento criado para lutar contra a reforma da previdência, e, hoje, permanece no front, representada pelo seu Presidente Paulo Olympio, pelo 2º Vice-Presidente Paulo Campos, pelo Secretário-Geral Aguinaldo Prates, respectivamente.

Presidente: Paulo Sebastião Gonçalves Olympio
Telefone: 3224.4421 / 3224 8243
E-mail: asj-rs@pro.via-rs.com.br
Website: http://www.asjrs.org.br

ASPGE – ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO

6_aspge

A Associação dos Servidores da Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul – ASPGE-RS, fundada em dezembro de 1989, representada por sua Presidenta Élia do Amaral, une-se às Entidades co-participantes da UNIÃO GAÚCHA na busca de respeito político aos direitos e interesses de seus representados e de toda a sociedade.

Presidente: Sérgio Silveira Serpa
Telefone: 3288 1738 – 3286 8192
E-mail: aspge@zipmail.com.br

ASTC – ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DO TRIBUNAL DE CONTAS DO RIO GRANDE DO SUL

19_astc
A Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul foi fundada em 6 de outubro de 1959, com o objetivo de constituir uma entidade capaz de promover os interesses dos servidores, a convivência social, o lazer, o congraçamento, o espírito de camaradagem, a amizade e a cooperação para com o Tribunal de Contas.

Presidente: Lino Abel Nunes
Telefone: 3214 9523
E-mail: astc@astc.com.br
Website: http://www.astc.com.br/

CEAPE/TCE-RS – CENTRO DE AUDITORES PÚBLICOS EXTERNOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DO RS

selo-30anos (1)

O Centro de Auditores Públicos Externos do TCE/RS – CEAPE/TCE, entidade fundada em 1985 que representa a categoria responsável pela auditoria externa da administração pública estadual, com muita satisfação e orgulho participa da União Gaúcha e ora constata o seu fortalecimento e consolidação como um dos mais importantes foros democráticos de debate sobre questões de Estado e do serviço público, bem como referentes ao encaminhamento de reivindicações e estratégias de manutenção de conquistas e direitos das diversas categorias de agentes públicos do Estado do Rio Grande do Sul.

Presidente: Hildebrando Pereira Neto
Telefone: 32123274
E-mail: ceape@ceapetce.org.br
Website: http://www.ceapetce.com.br/

FASP – FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS ATIVOS E INATIVOS NO ESTADO DO RS

26_fasprs

FASP/RS – Federação de Associações de Servidores Públicos Ativos e Inativos no Estado do Rio Grande do Sul, fundada em 05 de fevereiro de 1999, Entidade de segundo grau representativa de Associações de Classe dos Três Poderes, Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, representada pelo seu Presidente, José Alfredo Santos Amarante. Temos orgulho de sermos sócios fundadores da União Gaúcha.

Presidente: José Alfredo Santos Amarante
Telefone: 3211.2420
E-mail: contato@fasp-rs.com.br
Website: http://www.fasp-rs.com.br/

SINDICATO DOS SERVIDORES DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RS

O Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, SINDPERS, foi fundado em 24 de setembro de 2016, com o objetivo de promover a organização das servidoras e dos servidores, concursados ou não, da Defensoria Pública do RS (DPE/RS), a fim de melhorar suas condições de trabalho. Desde então tem se pautado pela busca constante do diálogo com todas e todos que efetivamente querem colaborar para a melhoria da vida funcional das servidoras e dos servidores da DPE/RS.O Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, SINDPERS, foi fundado em 24 de setembro de 2016, com o objetivo de promover a organização das servidoras e dos servidores, concursados ou não, da Defensoria Pública do RS (DPE/RS), a fim de melhorar suas condições de trabalho. Desde então tem se pautado pela busca constante do diálogo com todas e todos que efetivamente querem colaborar para a melhoria da vida funcional das servidoras e dos servidores da DPE/RS.

Presidente: ANDERSON KEGLER
Telefone: (51) 3024-3765/(51) 99711-9345
Website: https://www.sindpers.org/

SINAPERS – SINDICATO DOS SERVIDORESÚBLICOS APOSENTADOS E PENSIONISTA DO RS

22_sinapers

O SINAPERS é o Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul e foi fundado em 2 de maio de 1990. Participa da União Gaúcha desde sua fundação, entidade esta que é um importante elo  entre as entidades e tem feito um belo trabalho em prol das nececessidades das categorias dos servidores públicos.

Presidente: Kátia Terraciano MoraesTelefone: 3211.2212
E-mail: secretaria@sinapers.org.br
Website: http://www.sinapers.org.br

SINDIFISCO-RS – SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
28_sindifiscors

Fundado em 19 de dezembro de 1988, o Sindicato dos Servidores Públicos de Carreira de Nível Superior do Grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização do Estado do Rio Grande do Sul (SINTAF/RS) representa os Agentes Fiscais do Tesouro do Estado do RS que atuam nas áreas de Tributação, Arrecadação e Fiscalização da Secretaria da Fazenda do RS. O ex-SINTAF/RS apóia e participa da União Gaúcha desde o início da sua formação, consciente da importância do seu trabalho em defesa de uma agenda comum de interesses dos servidores públicos e da sociedade gaúcha como um todo.

Presidente:  Ademir Feltrin
Telefone: 3226-7300
E-mail: sindifisco@sindifisco-rs.org.br
Website: http://www.sindifiscors.org.br

SINDICATO DOS AUDITORES DO ESTADO DO CONTROLE INTERNO DO RIO GRANDE DO SUL

logo-2

SINDICATO DOS SERVIDORES DA JUSTIÇA DO RS

Fabiano Marranghello Zalazar

Coordenador – Geral

CONTATOS:

Rua Quatro Jacós, 26 – Menino Deus | CEP: 90150-010 Porto Alegre, RS | Telefones: (51) 3224.2452 – Fax: (51) 3224.3730 |E-mails: sindjus@sindjus.com.br ou imprensa@sindjus.com.br

SINTERGS – SINDICATO DOS TÉCNICOS CIENTÍFICOS DO RS
21_sinters

O SINTERGS – Sindicato dos Técnicos-Científicos do Estado do Rio Grande do Sul foi fundado em 30 de novembro de 1988, representa os profissionais de nível superior que planejam, executam e fiscalizam as ações do Poder Executivo Estadual. A categoria agrega 7.200 Técnicos-Científicos distribuídos em 42 profissões em todas as Secretarias de Estado. Participa da União Gaúcha representada pela Presidente, Nadja S. de Paula que é também sua Vice-Coordenadora, motivo de orgulho para o Sintergs e sua categoria. A União Gaúcha fundada com objetivo de atuar na questão da Reforma da Previdência e congregando as maiores lideranças sindicais do RGS fortaleceu a luta, diversificando sua pauta preservando os direitos dos servidores públicos e pela manutenão e qualificaão do serviço público.

Presidente: Nelcir André Varnier
Telefone: 30250011
E-mail: sintergs@sintergs.com.br
Website: http://www.sintergs.com.br/

SINDICATO DOS SERVIDORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RS

logosimpebxaO SIMPE foi fundado em 2003 e cresceu construindo uma alternativa de representação com autonomia e independência do movimento sindical frente a partidos, governos e patrões, elevando a luta na defesa dos valores democráticos e republicanos. O SIMPE objetiva ser referência como entidade sindical na defesa do serviço público de qualidade e com quadros valorizados.

Presidente: Jodar Pedroso Prates
Telefone: 51 30243765
E-mail: simpe-rs@simpe-rs.com.br
Website: http://simpe-rs.multiscreensite.com/